Vunesp: o que é, vestibular e mais!

Vunesp: saiba tudo sobre o vestibular, como é a prova, como fazer a inscrição e muito mais!

Vunesp: o que é, vestibular e mais!

Uma das bancas mais respeitadas em todo o Brasil é a da Vunesp. Responsável pelo vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e de diversos concursos públicos, a Vunesp tem credibilidade e uma característica bem autêntica no momento de elaborar as questões.

A nota do Enem é usada para compor apenas 10% da avaliação final da primeira fase do vestibular da Unesp, por isso é preciso ir bem na prova elaborada pela Vunesp. Com o objetivo de auxiliá-lo nessa empreitada, vamos mostrar, neste post, um pouco da história e formas de aplicação da Fundação da Unesp. Confira!

O que é a Vunesp?

A Vunesp é a Fundação para o Vestibular da Unesp e foi criada no dia 26 de outubro de 1979. O primeiro vestibular aconteceu em 1981, reunindo mais de 36 mil candidatos. Logo em seu início, os cursos da Unesp já eram considerados como os melhores do Brasil.

A Fundação planeja, organiza, executa e supervisiona os processos seletivos tanto para os cursos de graduação quanto as pós-graduações, além de aplicar provas de vários concursos públicos.

Basicamente, a Vunesp e a Unesp cresceram juntas. As provas da Vunesp são minuciosamente corrigidas por um sistema de máquinas de leitura ótica nas provas objetivas, além de contar com um banco de especialistas qualificados que analisam as provas dissertativas, ou seja, o comprometimento com a qualidade é total.

A Fundação tem site próprio e está nas redes sociais para facilitar a vida dos vestibulandos ou concurseiros e conta com um parque gráfico para impressão das provas.

Vunesp: concursos

A credibilidade conquistada em seus 40 anos de história fez com que a Vunesp assumisse a responsabilidade por vários concursos públicos que acontecem frequentemente no Brasil. A Fundação elabora as provas de várias prefeituras, governos de Estado e de órgãos da Justiça.

Existe um controle rigoroso do conteúdo e as instituições contratantes não têm acesso à prova antes da sua aplicação. No processo de elaboração, os profissionais ficam em uma sala restrita e são monitorados constantemente. Os computadores não estão interligados com a internet e ninguém pode entrar com celulares ligados.

Os concursos mais tradicionais com o selo da Fundação Vunesp são da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tanto para praças quanto oficiais, da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo e da Prefeitura da capital paulista.

Além desses, podemos destacar o do Ministério Público , do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo da Polícia Civil e é uma das organizadoras do Enem ao lado da FGV e da Cesgranrio.

Vunesp: vestibular

Além da prova da Unesp, a Fundação Vunesp realiza o vestibular para várias instituições de ensino no curso de Medicina e outras graduações.

Como a concorrência é grande, principalmente em Medicina, as universidades privadas contratam o serviço como uma garantia de transparência no processo seletivo.

A Vunesp realiza ainda as provas dos colégios técnicos que são filiados à Unesp. De uma forma geral, o vestibular da instituição é muito bem elaborado e conta com questões que exigem muita interpretação por parte dos candidatos.

Geralmente, de acordo com o pedido da universidade, a prova pode ser dividida em objetiva e dissertativa. O vestibular da Vunesp é um que tem características bem próximas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principalmente pelo fato de as questões de Matemática serem inseridas com as de Biologia, Física e Química.

Vunesp: Unesp

O vestibular mais tradicional organizado pela Fundação Vunesp é exatamente o da Unesp. Ele reúne mais de 100 mil candidatos que disputam as vagas em:

  • 26 cursos de Humanidades;
  • 17 em Biológicas;
  • 30 de Exatas.

Os cursos estão espalhados em 24 cidades do Estado de São Paulo.

A Unesp tem mais de 3.000 professores espalhados em 34 unidades e um ensino superior gratuito de qualidade, inclusive com estágios em várias empresas parceiras e até mesmo programas de intercâmbios internacionais.

A Instituição oferece:

  • 1.900 laboratórios;
  • 30 bibliotecas;
  • 5 fazendas — de ensino e pesquisa;
  • 3 hospitais veterinários;
  • 21 centros de atendimento odontológico.

É a única universidade pública com presença em praticamente todo o território do Estado de São Paulo.

caderno vunesp

A prova

A prova da Unesp é dividida em 90 questões objetivas, com 30 perguntas para cada área do conhecimento avaliada no vestibular — Humanas, Ciências da Natureza e Exatas.

O candidato tem apenas três minutos para resolver cada questão, pois o tempo total é de 4h30, ou seja, a otimização do tempo é fundamental.

Quem conseguir passar da primeira fase terá que enfrentar uma minimaratona de dois dias de provas dissertativas, incluindo a redação.

No primeiro dia, são 24 questões, sendo 12 de Humanas e 12 de Ciências da Natureza e Matemática.

Já no segundo, serão 12 perguntas de Linguagens e a redação. Ambos os dias têm um limite de 4h30 para conclusão.

Vunesp: Enem

O vestibular da Unesp é uma dos mais completos e concorridos do país, inclusive com provas de habilidades para alguns cursos, como Educação Física e Artes.

Para manter o alto nível e ainda valorizar as provas elaboradas pela Fundação Vunesp, a Universidade Estadual Paulista só utiliza a nota do Enem paras aumentar a porcentagem da primeira fase.

Ela vai ser útil para a nota final, pois irá compor os 10% da avaliação final das 90 questões de conhecimentos gerais, ou seja, pode ser um item extremamente importante para você desbancar a concorrência em busca da segunda fase.

No entanto, o Enem só será considerado se for maior que a sua nota na primeira fase. Eis um motivo a mais para se aplicar nos estudos!

Provas: Vunesp

Uma das características das provas da Vunesp é que elas têm um forte apelo interpretativo, ou seja, as questões são longas e muitas vezes já indicam determinados caminhos.

Com isso em mente, a dica é ler com atenção a todos os enunciados. As questões de múltipla escolha sempre trazem cinco opções nas respostas e algumas pegadinhas, ou seja, fique bem concentrado. Geralmente, existem questões que pedem para escolher a resposta incorreta.

Uma boa forma de se preparar é por meio de provas anteriores, pois elas auxiliam no treinamento, principalmente para você otimizar o tempo.

Vunesp: inscrição

As inscrições para o vestibular da Unesp abriram no dia 9 de setembro e vão até o dia 7 de outubro.

Elas podem ser feitas no próprio site da Vunesp. São 7.365 vagas em cursos espalhados por 24 cidades do Estado de São Paulo.

A primeira fase acontece no dia 15 de novembro e a segunda nos dias 16 e 17 de dezembro. A lista dos aprovados será divulgada no dia 1º de fevereiro de 2020. A taxa de inscrição é de R$ 170 e existem descontos para estudantes que se enquadram em benefícios do governo do Estado.

A expectativa é que o vestibular da Vunesp reúna mais de 100 mil candidatos, com forte concorrência nos cursos tradicionais como Medicina, Odontologia, Pedagogia, Direito, entre outros.

Para você não perder tempo e manter a preparação em dia, conheça agora mesmo o nosso plano de estudo e faça a diferença!s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *